sexta-feira, 29 de abril de 2011

De Angola ao Gueto: Rotas de Resistência



Coreografia: De Angola ao Gueto – Rotas de Resistência.
Modalidade: Dança de composição livre com decoupagem em dança afro e dança de rua e dança contemporânea.
Duração: 20 minutos.
Coreografia e Direção de Cena: Dickson Du-Arte.
Trilha Sonora: Gueem Percussion – African Beat.

Histórico do grupo:


O grupo TerraCotta nasceu no projeto Intervalo Cultural, realizado pela Escola Estadual Ignácio Paes Leme em 2009 e tem como foco de pesquisa artística um olhar sobre a cultura e o corpo negro, buscando em sua elaboração técnica movimentos e imagens de referências Afro Descendentes e suas cartografias simbólicas. Formado por bailarinos nativos da cultura de tradição como o congado, a capoeira e a religião, o grupo busca também nas manifestações urbanas como o carnaval e o hip hop suas vias de expressão. Se configurando como espaço de promoção social as atividades do grupo são apoiadas por profissionais da dança da cidade de Uberlândia que ministram aulas e palestras voluntariamente. Essas colaborares são extremamente importantes para a consolidação do projeto pois entende a dança não somente como uma ação artística mas também como instrumento de resgate e promoção cidadã.


O trabalho e o grupo:


O primeiro trabalho coreográfico do grupo, De Angola ao Gueto: Rotas de Resistência, apresenta o resultado de suas recentes pesquisas, inspiradas no trajeto da colonização das Américas buscando referências das danças africanas até as manifestações das culturas de periferia e as ações sociais de afirmação negra. Com forte apelo histórico-politico essa criação propõe uma breve reflexão sobre as geografias que cruzam a cultura negra na contemporaneidade. Este trabalho que foi apresentada ao público pela primeira vez nos palcos do Festival de Dança do Triângulo – 21º edição/2009, está sendo amplamente dançada por toda cidade de Uberlândia e região como Unidança-Uberaba-MG, Abertura do Jogos Estudantis – Uberlândia-MG. Em especial nesse momento no qual é artisticamente fundamental reconhecer a importância da contribuição das matrizes negras na formação da dança brasileira o Grupo também recebeu o prêmio Destaque Negro categoria Dança outorgado pela Fundação Afrikapoeira – Zumbi dos Palmares – Araguari/MG. No dia 20 de novembro de 2010 o grupo irá participar como grupo convidado das comemorações do Mês da Consciência Negra no Palácio das Artes em Belo Horizonte, onde apresentará sua obra.


FICHA TÉCNICA

Elenco: Erickson Damasceno Oliveira Silva, Gustavo Henrique de Oliveira Limirio, Cleber Jeronimo de Oliveira Pessoa, Claudio Victor da Silva, Marco Tulio Ribeiro Silva, Jeferson Lúcio dos Santos, Wanderson dos Santos.
Figurinos: Beth Mendonça.
Cabelos: Crislene Assunção.
Produção: Aryadne Amâncio.
Capoeria: Mestre Tibiriçi – Diego.
Jazz dance: Cláudia Bittencourt.
Preparação Corporal: Clarita Claupero.
Concepção geral e direção Artística: Dickson DuArte.

0 comentários:

Postar um comentário

 
CREDITOS