quinta-feira, 8 de julho de 2010

Indie Rock Fest no London dia 09 de Julho


Renato Martins foi voz, guitarra e compositor do “Acabou La Tequila”, considerada uma das melhores e mais influentes bandas brasileiras do início da década de 90.  

Com o fim do “Tequila” e para dar vazão as novas músicas que vinha fazendo, Renato reuniu-se, em 2000, a Edu Villamaior (Baixo acústico), Marcelo Callado (bateria) e Bruno Levi (guitarra) e iniciaram um projeto tendo como referência o som da banda americana “Squirrel Nut Zippers”, conhecida pelo estilo eclético por misturar jazz, música cigana e blues.

O primeiro CD “Traz a pessoa amada em três dias” (Monstro Discos, 2004), produzido pelos parceiros Jimmy London (Matanza) e Gabriel Thomaz (Autoramas), apresentou o repertório inusitado marcado pelas fusões que caracterizou e consagrou o Canastra logo em sua estréia, sendo eleito o melhor disco de Pop Rock do ano pelos críticos do Jornal O Globo.

Passaram a tocar sem parar e sentiram necessidade de agregar ao grupo o naipe de metais tendo em vista incrementar a sonoridade ‘dixieland, country, rockabilly, mambo” tocado por músicos de pegada rock.

A formação passa a contar com o multi-instrumentista Fernando Oliveira na guitarra, Marco Serragrande no trombone e Daniel Vasquez no sax.

O Show do Canastra ganhou destaque no cenário musical.

Apontado como “energético para cantar, dançar, se divertir e ser feliz”, a Big Band carioca conseguiu além da simpatia do público, conquistar o respeito dos mais conceituados críticos musicais e marcar presença nos principais festivais de música independente do Brasil.

Em 2006, a banda venceu o concurso “Oi Tem Peixe na Rede” com votos de mais de 600 mil internautas. O prêmio foi a gravação do CD “Chega de Falsas Promessas”, que marcou o reencontro de Renato com Kassin, seu parceiro do “Tequila”. Kassin fez, em parceria com Berna Ceppas, a produção musical do disco.

O Cd concorreu ao “Prêmio Tim” de 2008, ano em que Marcelo Callado foi convidado para tocar com Caetano Veloso e substituído por Rodrigo Barba, ex-Los Hermanos.

No início de 2010, a banda lançou, na temporada de shows “Se a Moda Pega”, no Rio de Janeiro, o primeiro de uma série de 7 EPs. O projeto prevê reunir um repertório de composições do Canastra gravadas por outros artistas e regravações de faixas antigas, em vinis que representarão cada carta da canastra.

O grupo está com repertório pronto para entrar em estúdio e gravar o próximo disco.

Em março, o Canastra assinou contrato com o selo Toca Discos e entrou no estúdio Toca do Bandido para produzir um single, sob a produção musical do ex-titã e pesquisador muscial Charles Gavin.
 
CREDITOS